Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Nossa História
Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 12h57 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 08h40

 

Historia hmam

 

1. SÍNTESE HISTÓRICA DO HMAM

A região Amazônica localizada no norte do Brasil sofreu profundas transformações no final do século XIX e inicio do século XX, o látex oriundo da seringueira ganhava projeção internacional na fabricação da borracha, e suas diversas aplicabilidades na indústria. Cidades centrais no norte do país como Manaus e Belém, passaram por profundas transformações, e um grande acréscimo populacional, mudado a realidade da vida citadina num período muito curto.

Ao observar um mapa ou uma imagem de satélite de Manaus, consegue-se descobrir onde a cidade nasceu, pois toda a massa urbana que se espalha para o norte, em todas as direções, parecem vir da pequena ponta de terra, às margens do Rio Negro. É o centro de Manaus, onde fica o bairro de São Vicente. É nessa localidade que que foi construído o Forte de São José do Rio Negro, marco da fundação de Manaus, em 1669. Também, ao redor da instalação militar, foram erguidas as primeiras edificações institucionais e religiosas da cidade.

Durante todo o período imperial as maiores partes das instituições de saúde da província tinham um caráter provisório, simplesmente para atender uma epidemia ou um surto epidêmico na capital ou no interior da província, o exemplo mais claro está nas inúmeras enfermarias criadas na província, todas com a existência bastante curta.  As enfermarias que na maioria das vezes recebia o nome do lugar onde era estabelecido ou pelo tipo de doença que era tratada, comopor exemplo a “enfermaria dos variolosos” ou a “enfermaria do Umirizal”, esses estabelecimentos foram bastante comuns na província, na maioria das vezes eram galpões de palha e/ou em casas alugadas. Por diversas vezes um único médico tratava os pacientes, mas ao cessar a epidemia imediatamente perdiam a função sendo desfeitas em seguida. 

As instituições de saúde em funcionamento na cidade de Manaus, algumas criadas ainda no império, foram se adequando a nova realidade e incorporando novas demandas. Assim foi com o Hospital Militar, criado no ano de 1855, três anos após o início da Província, com o nome de Enfermaria Militar da Ilha de São Vicente, que atendia os militares que serviam na província do Amazonas, mas, posteriormente, também atendeu a população civil que fosse “paupérrimos” e do sexo masculino até  1862, onde passa a ser denominado Hospital Militar de São Vicente e volta a atender somente aos militares, sua destinação original.

Em 1880, surge também a Santa Casa de Misericórdia que atendia os “indigentes” de todo o estado do Amazonas.

Durante todo o período provincial (1850-1889) somente estas duas instituições funcionaram permanentemente no Amazonas.

Em 1953, foi criado o Hospital Militar de Manaus pelo Decreto nº 32.271, de 14 de fevereiro, no bairro da Cachoeirinha, bairro tradicional de Manaus, conhecido pela forte área comercial e favorecido pela boa localização, já que está próximo do centro da cidade e da Estação Portuária.

Em 8 de julho de 1953, através da Portaria nº 284, do Exmo Sr Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, o Hospital Militar de Manaus recebeu a denominação de Hospital de Guarnição de Manaus.    

A necessidade de uma maior ocupação da Amazônia Ocidental pela Força Terrestre e o interesse pela região eram evidentes, que em 2 de março de 1964 foi criado o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), cuja “brevetação” da primeira turma ocorreria dois anos mais tarde.

Em 1969 a Força Terrestre daria um passo significativo para conquista do objetivo de aumentar a presença na Região. Naquele ano, através do Decreto nº 64.366 de 17 de abril, ocorreu a transferência do Comando Militar da Amazônia de Belém para Manaus. Ainda através do mesmo decreto, o Hospital de Guarnição de Manaus recebeu a denominação de Hospital Geral de Manaus.

Em 1º de janeiro de 2010, por meio da Portaria nº 729-Cmt Ex, de 7 de outubro de 2009, foi novamente elevado de categoria, ascendendo ao padrão de Hospital Militar de Área e passando a denominar-se Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM).

 

2. ACERVO DE IMAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página