Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diabetes

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 13h46 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 13h52 | Acessos: 674

PROGRAMA PREVENIR - SAÚDE PREVENTIVA - DIABETES

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade desse hormônio exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Diabetes tipo 1
No diabetes tipo 1, que ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico. Isso faz com anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio.

Diabetes tipo 2
No diabetes tipo 2, que ocorre em cerca de 90% dos pacientes, existe uma combinação de dois fatores: a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis. Mas, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença.

Diabetes Gestacional
É o aumento da resistência à ação da insulina durante a gestação. Isso acaba elevando os níveis de glicose no sangue, podendo ou não persistir após o parto.

Principais sintomas do diabetes tipo 1:
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Nervosismo;
- Mudanças de humor; e
- Náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:
- Infecções frequentes;
- Alteração visual (visão embaçada); e
- Dificuldade na cicatrização de feridas.

Tratamento do Diabetes
Tratar corretamente o diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Os principais cuidados incluem:
o Exercícios físicos: A atividade física é essencial no tratamento do diabetes para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso.
o Controle da dieta: Pessoas com diabetes devem evitar os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães, pois eles possuem um índice glicêmico muito alto.

Procure o SIAS Med para avaliar a sua saúde. Esses profissionais farão um exame clínico e poderão solicitar alguns exames diagnósticos.

Fonte: Hospital Sociedade Beneficente Israelita Brasileira. Publicado em julho 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página